quinta-feira, 14 de junho de 2012

Dicas de iluminação

Vamos falar um pouco sobre iluminação. Para a decoração a iluminação é um ponto importante, pois deve atingir conforto e bem-estar além de ter a preocupação com o gasto da energia. 

Cada ambiente merece uma atenção especial, de que adianta caprichar na decoração se a iluminação não for correta, criando um clima de relaxamento e bem-estar. 

Na hora de escolher o tipo de iluminação, é importante analisar o ambiente antes, as dimensões, pé direito, a funcionalidade, as cores que devem predominar, e aí sim, escolher o tipo de iluminação mais adequada e as lâmpadas mais indicadas. 

1Para os quartos: o mais recomendado é que a iluminação geral seja indireta. Para isso os recursos são as sancas invertidas, arandelas, luminárias de piso e pendentes, todas elas são difusas e suaves. Mas pode também acrescentar um foco para leitura na cabeceira. Para regiões menos quentes a lâmpada amarela dá mais aconchego, já para os locais de calor intenso a lâmpada branca permite um clima de frescor. 




2Luz natural: todo ambiente deve contar com a iluminação natural. Isso faz parte do que chamamos conforto ambiental. Utilize cores claras em todo o ambiente. Isso vale para a cor das paredes, do teto, piso e móveis. As cores que tendem ao branco ou seja, claras, têm a propriedade de refletir a luz e permitir que o ambiente retenha mais a luz que incide sobre elas. Mesmo sem a imposição das regras do racionamento, é importante racionalizar e otimizar o consumo de energia. Para quem gosta de cores escuras é necessário criar os pontos de luminosidade para ter iluminação boa no ambiente. 

3- Banheiro: O banheiro é o lugar onde mais se cometem erros na hora de iluminar. A O básico é uma iluminação uniforme e intensa, principalmente na bancada da pia. Luminárias com vidro e acrílico leitoso não criam sombras e por isso são indicadas para o home que faz a barba e a mulher na hora da maquiagem. Lâmpadas camarim são muito quentes e fazem o usuário suar. 




Cuidado: nenhuma iluminação pode ofuscar a visão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário